“O robô Digit é uma ferramenta pragmática, projetada para ser útil aos humanos. A nossa visão – o nosso sonho – é construir robôs que nos libertem das tarefas robóticas, máquinas que permitam ao ser humano, ser mais humano.”
As palavras de Damion Shelton, co-fundador e CEO da Agility Robotics, explicam a motivação por trás da criação do primeiro robô multifuncional da empresa, centrado no ser humano e feito para o trabalho de logística. O Digit foi projetado desde o início para realizar tarefas como o manuseio de materiais a granel em armazéns e centros de distribuição, dividindo com segurança espaços projetados para pessoas.
A cabeça do robô é equipada com sensores e “olhos” que ajudam a transmitir às pessoas em volta informações úteis como mudança de direção e outras ações durante o trabalho. Ele também vem com “mãos” redesenhadas que devem facilitar a coleta de pacotes e caixas usadas dentro dos armazéns.
Por enquanto, as habilidades do Digit permanecem bastante limitadas. Embora possa andar, subir no meio-fio, agachar e realizar outras ações simples, sua principal função é pegar e mover vários tipos de objetos com peso de até 16 kg.
Leia também: Robôs humanoides: evolução vai acelerar próximos anos